GEOGRAFIA E SOCIOLOGIA

2012
SOCIOLOGIA


A Evolução do Sistema
Eleitoral Brasileiro


Objetivos: Compreender a evolução do sistema de votação no Brasil por meio da evolução das cédulas eleitorais as urnas eletrônicas.

Disciplina: Sociologia

Conteúdos:  Processo eleitoral brasileiro e cidadania. 

Introdução:
Análise com a turma do 3° Ano 01 sobre a evolução das cédulas eleitorais e das próprias eleições brasileiras. Descobrindo, com eles, como chegamos até a urna eletrônica e conseguimos fazer do Brasil uma das maiores democracias do mundo atual. Aproveitamos também para que a turma tivesse conhecimento da importância do voto consciente para a construção de um país democrático, livre e soberano.

 VOTO DE CABRESTO

                 Em troca de "favores", os coronéis exigiam que as pessoas votassem nos candidatos indicados por eles. Quem se negasse a votar, ficava sujeito à violência dos jagunços (capangas), que trabalhavam nas fazendas e eram os "homens de confiança" dos coronéis.
                    Esses jagunços formavam grupos armados, que perseguiam os "inimigos" do coronel e, cumprindo ordens, controlavam o voto de cada eleitor já que, naquela época o voto era "em aberto", isto é, o eleitor declarava publicamente em quem estava votando.
 
                        Esse sistema de "voto em aberto" e dado sob pressão, ficou conhecido como "voto de cabresto": voto obrigado; imposto pelos coronéis. Além disso, também era comum a prática de fraude, para garantir a vitória eleitoral: documentos eram falsificados para que menores e analfabetos pudessem votar; pessoas já falecidas eram inscritas como eleitores; urnas eram violadas e os votos adulterados. Também se fraudava a contagem de votos.
Alunos: Diego, Darlan, Jhonata e Matheus Henrique.

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                       Por volta do ano de 1850 e em todos os anos em que o Brasil se manteve sob o governo da monarquia os poucos que votavam, apenas davam os nomes das pessoas em que queriam votar aos secretários das mesas de votação.
       Dessa eleição inicial eram escolhidos os eleitores que elegiam os deputados e senadores.
                Nessas eleições só podia votar quem tivesse uma renda anual acima de cem mil-réis (mesmo que não soubesse ler e escrever) e só podia ser votado quem tivesse uma renda anual acima de duzentos mil-réis. Além disso, como o voto não era secreto, muitos votavam em quem não queriam, para não perder alguns favores.
                  Após a Proclamação da República (1889), alguma coisa mudou. O direito de votar foi um pouco ampliado. Ganharam direito a votar, todos os homens acima de 21 anos que não fossem soldados ou padres. Mas tinha um porém, só podia votar quem soubesse ler e escrever. Como na época poucos sabiam ler e escrever, poucos votavam.
             E esses poucos eram quase todos das famílias menos pobres. Além disso, o voto daquela época recebeu o apelido de “voto de cabresto” porque os coronéis colocavam sempre alguém para ouvir em quem cada um votava e depois puniam os “traidores” que votavam nos candidatos que eles não queriam.
Alunos: Welerton, Geise, Danrley, Elisa, Gean.

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            A história da cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de privilégios, de opressão e de injustiças contra uma maioria desassistida e que não se consegue fazer ouvir, exatamente por que se lhe nega a cidadania plena cuja conquista, ainda que tardia, não será obstada.
 
             Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Mas este é um dos lados da moeda. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser cônscio das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a nação, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.
Alunas: Pámela, Edna, Ana Claudia, Bruna.
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               Até bem pouco tempo, o voto não era pela urna eletrônica. Escrevia-se numa cédula o nome dos candidatos e se assinalava o partido. Há quem defenda que o voto seja opcional dizendo que assim só votariam os mais conscientes e os resultados seriam melhores.
             Hoje temos um instrumento legal para tentar punir a compra de voto. Dissemos que houve um período no Brasil em que para votar era necessário ter uma renda anual de cem mil-réis.
              Hoje todos acima de 16 anos podem votar e o voto do pobre vale o mesmo que o voto do rico e se pode dizer então que o voto, além de ser direito conquistado a duras penas é uma preciosidade que não se deve desperdiçar. Ele é, portanto ainda um grande sinal democrático.
                   É importante que, além de sua consciência da necessidade de votar, a sua intenção de voto contribua para o debate eleitoral. Hoje não existe mais a necessidade do “voto secreto”, pois você não é mais punido por votar neste ou naquele candidato.
             Então é bom que cada um diga em quem pretende votar ou em quem votaria e discuta educadamente as razões de sua escolha.
Alunos Jhon, Aline, Fernanda, Marislaine.

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          Pelo direito de votar: a primeira luta feminista. O feminismo no Brasil pode ser compreendido a partir de dois grandes momentos de sua história, chamados de “a primeira onda feminista” e “a segunda onda feminista”. O primeiro tem início no final do século XIX, estendendo-se até 1932, quando as mulheres conquistaram o direito ao voto no País, tendo sido a luta sufragista a principal bandeira desse período.
          Com a instauração do governo ditatorial do presidente Getúlio Vargas, nesse mesmo ano, começa então um período de retração dos movimentos sociais no Brasil, incluindo o próprio feminismo.

Alunas: Graziele, Leridiane, Franciele.

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2011


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ESPAÇO MUNDIAL NO INICIO DO SÉCULO XXI (10.03.2011)

   Características que marcaram os séculos XIX e XX:
   •        Século XIX – foi marcado pela Primeira Revolução Industrial (do carvão e das indústrias têxteis);
   •        Hegemonia do reino Unido (Inglaterra) e
   •       Pela monopolaridade, isto é, a existência de uma única potencia mundial.
  
  Já o século XX foi marcado pela:
   •      Segunda Revolução Industrial (do petróleo e da indústria automobilística);
  •     Pela hegemonia dos Estados Unidos e pela bipolaridade durante mais de meio século, com a       oposição entre capitalismo e socialismo (Estados Unidos x União Soviética).
Quanto ao século XXI, provavelmente será caracterizado pelo:
•    Avanço da Terceira Revolução Industrial (da informática, da biotecnologia e da robótica);
•    Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos, Japão re China.

GUERRA FRIA

                Foi um período marcado pela disputa entre as duas superpotências capitalista e socialista. 
Os Estados Unidos e a União Soviética disputavam áreas de influencias onde pudessem prevalecer seus interesses políticos, militares e econômicos.

                A corrida armamentista é uma característica fundamental desse período.
GEOPOLITICA NA GUERRA FRIA
PERIODO -> final da segunda Guerra Mundial até o final da década de 1980.
GUERRA FRIA -> superpotências emergentes: Estados Unidos e União Soviética.
DEFENDIAM -> concepções políticas, econômicas e sociais distintas.
RIVALIDADE -> poderio bélico.
OBJETIVO -> estender suas esferas de influencia através de uma estratégia que envolvia ajuda econômica e militar aos países sob influencia capitalista ou socialista.
CRIAÇÃO -> ONU –> Organizações das Nações Unidas
                       FMI –> Fundo Monetário Internacional
                       BANCO MUNDIAL 
                       GATT -> Acordo Geral sobre tarifas Aduaneiras e Comercio.
(Plano Marshall)-> OBJETIVO -> reestruturação do sistema.
CAPITALISTA -> impedir que o Socialismo se disseminasse no continente.
MUNDO BIPOLAR -> estabelecimento das alianças militares
•   EUA – OTAN
•   URSS – PACTO DE VARSÓVIA.

DOMINIO -> tecnologia nuclear.

INFLUENCIA – indireta dos EUA no golpe militar de 1964 no Brasil, justificando ameaça de instalação de um regime comunista nos país.
1945 até 1970 - > prosperidade econômica.

CRISES -> no mundo capitalista origem nos crescentes déficits comerciais e orçamentários  ->no mundo socialista esgotamento do próprio modelo econômico, baseado no planejamento estatal, falta de criatividade e agilidade para modificá-lo.

COMPETIÇÃO - > insensata, a corrida armamentista e a corrida aeroespacial. (construção de foguetes, naves e satélites).


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