quinta-feira, 22 de março de 2012

quinta-feira, 8 de março de 2012

segunda-feira, 5 de março de 2012

EDUCAÇÃO ON LINE

Veja, Salman Khan, o melhor professor do mundo e Aula nota 10

A edição 2254 da revista Veja tem na sua capa o que estão chamando de melhor professor do mundo, o americano Salman Khan, verdadeira vedete da internet. Sal, como ficou conhecido, abandonou uma vida bem-sucedida no mundo dos fundos de investimento californianos para dar vazão ao bom retorno que obtinha da sobrinha que ensinava a muitos quilômetros de distância, por meio do Skype e do YouTube.
A história foi se espalhando e o número de fãs de Sal aumentava e aí o destino o colocou a frente de Bill Gates que doou pouco em dinheiro, 1 milhão de dólares, mas muito em prestígio e visibilidade (o que não acontece quando dois nerds encontram um par lendo Guia de química orgânica para completos idiotas? Na verdade o idiota devo ser eu, tentando montar editora no Brasil) e a academia Khan foi tomando corpo e questionando o suposto ambiente defasado das escolas mundo afora.
Khan parte do óbvio e quer ficar nele, ajudando gratuitamente quem possa se interessar. Já são 2.700 vídeos que na revista se refletiram em 115 milhões de aula. No Brasil, a fundação Lemann, nossa parceira no lançamento do Aula nota 10, está traduzindo os vídeos (www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/), mas sem querer diminuir a importância do trabalho de ninguém, acredito que o trabalho de Khan pode ser um ótimo complemento ao trabalhos de ótimos professores que consigam sim mostrar sua face e interagir com seus alunos, acompanhando outros aspectos do desenvolvimento emocional e intelectual dos seus alunos. Isso faltou a revista dizer. Sim, o sistema de ensino pode estar defasado, mas espero que ainda estejamos longe de pensar em substituir o rico ambiente de interação entre colegas e mestres pela solidão das telas, o que temos sim que fazer é investir para mudar e melhorar a condição das aulas brasileiras.
Para isso, apesar de toda a suspeição, continuo advogando que nosso livro Aula nota 10 (clique aqui para conhecer o livro) deve entrar na mira de quem quer ferramentas concretas para alterar os resultados obtidos de melhores professores. Não é esquecendo de fazer a ressalva a realidade e dedicação dos professores brasileiros que a revista vai estimular os milhões de profissionais que encaram tantos desafios para tentar passar aos seus alunos uma formação decente.
Marcelo Candido, escritor e sócio da Livros de Safra